Brasil terá CRLV eletrônico


No dia 13 de dezembro, quarta-feira, o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, divulgou que terá, no Brasil, a versão digital do CRLV, Certificado de Registro de Licenciamento, e será chamado de CRLVe.


Até o dia 31 de dezembro de 2018, todos os Estados deverão começar a implementar o CRLVe, o qual os donos dos automóveis poderão usar pelos smartphones, porém, caso prefiram utilizar a versão física, esta também poderá ser utilizada normalmente. Este documento só poderá ser emitido se o automóvel não estiver com nenhum débito. O Certificado digital virá da mesma forma que a Carteira Nacional de Habilitação com chip, que valerá a partir do ano de 2019, para atualizar a documentação dos brasileiros.

Este novo certificado digital ainda não está implementado, mas o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o SEPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) já estão o desenvolvendo. Segundo o Ministério das Cidades, todos os órgãos de trânsito terão 180 dias para deixar a base de dados e o RENAVAM atualizados, informando sobre todos os débitos dos automóveis, sejam eles de tributos, multas ou encargos. Estas operações terão os valores definidos por cada órgão de trânsito.