Celular é uma das três maiores causas de mortes no país


O uso do celular pelos motoristas enquanto conduzem veículos é a terceira maior causa dos acidentes de trânsito com mortes no Brasil e, segundo pesquisas, o uso do aparelho ao volante aumenta em 400% as chances de acidentes.


Segundo a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, usar celular enquanto dirige é a terceira maior causa das mortes no trânsito no país, porém, ainda é muito comum vermos muitas pessoas falando ou acessando aplicativos ao mesmo tempo que conduzem veículos, sem perceber o quanto estão inseguras praticando estas atividades juntas.

Só no ano de 2016, nos Estados Unidos, foram 3450 mortes causadas por acidentes de trânsito ocasionados por distrações, de acordo com os dados da NHTSA, Administração Nacional de Segurança Viária, a qual afirma que o uso destes aparelhos ao volante aumenta em 400% as chances de um acidente fatal de trânsito.

Conforme dados de um estudo feito pela Cesvi, Centro de Experimentação e Segurança Viária, enquanto uma pessoa utiliza suas redes sociais no trânsito, ela chega a desviar sua atenção por, pelo menos, 4,5 segundos, o suficiente para causar acidentes. Portanto, lembre-se: além de perigoso para o motorista e os ocupantes do veículo, utilizar o celular enquanto dirige é também proibido por lei e considerada uma infração gravíssima, a multa é no valor de R$ 293,47 e o dono do automóvel recebe 7 pontos na Carteira de Habilitação.