Como aumentar a vida útil do seu turbo


São muitos os veículos comercializados com motor turbo, tanto os automóveis brasileiros como os internacionais e, atualmente, a tendência é aumentar a quantidade de carros com este tipo de motor, já que as fabricantes automotivas tem obrigação de atender aos limites de emissões, que estão mais rigorosos.


A notícia de que virão mais automóveis com motor turbo é ótima para os fabricantes de turbo, porém, estes motores exigem alguns cuidados específicos. Portanto, quem adquirir um carro com este motor deverá seguir as recomendações abaixo para conseguir aumentar a vida útil do seu turbo.

A primeira dica é jamais deixar o óleo do motor vencer e ficar abaixo do mínimo, já que o motor turbo usa o óleo para lubrificar e resfriar o rotor da turbina. Todos os filtros, como, por exemplo, o de óleo, de combustível e o de ar, devem ser substituídos em curtos períodos para, assim, manter a qualidade da combustão e garantir a longevidade do componente.

Outras dicas para manter seu motor turbo funcionando corretamente por mais tempo são: usar somente os lubrificantes indicados pela montadora; quando der a partida, andar com o veículo de maneira econômica, até que o motor atinja a temperatura indicada para funcionamento; não andar de forma muito lenta com o carro para não esquentar o motor; quando quiser desligar o veículo, esperar 90 segundos para isso; jamais completar o óleo, somente, trocá-lo, e, se o carro possuir Start-Stop, você deverá desligar este sistema quando estiver dirigindo em rodovias.