Como economizar combustível


Nestes últimos meses os combustíveis vem aumentando muito por conta do aumento do PIS/Cofins, por isso, quem não pode extrapolar em seu orçamento deve mudar alguns hábitos e seguir algumas dicas para economizar no combustível.


São muitas as atitudes que você pode ter com seu automóvel para conseguir que ele consuma somente o necessário de combustível, algumas delas são: não acelerar bruscamente, mas sim, progressivamente; ao invés de frear a todo momento, apenas tirar o pé do acelerador com antecedência e permitir que o motor do veículo faça a redução da velocidade; quando estiver em uma descida acentuada, utilizar o freio motor e, se o veículo for automático, colocar o seletor em uma marcha mais reduzida que o drive.

Faça a configuração do computador de bordo do seu automóvel para que mostre o consumo imediato ou médio de combustível, desta forma, você poderá descobrir mais maneiras de economizar. Em relação aos câmbios, evite esticar as marchas, trocando-as na rotação necessária e, se o seu veículo possuir seis marchas, utilize a sexta para as rodovias. Para economizar combustível o condutor também deverá dirigir em um ritmo mais lento, abastecer somente em postos de confiança, utilizar o ar condicionado nas estradas, já que com as janelas fechadas a aerodinâmica do veículo melhora e o consumo diminui, estar com as revisões e manutenções do automóvel sempre em dia, manter os pneus sempre calibrados e não carregar peso em excesso.