Como frear com segurança e eficiência?


Quando estamos dirigindo, uma das atitudes mais importantes que devemos fazer sem erros é frear, isso porque se houver qualquer falha neste momento o resultado pode ser um acidente. Como também a manutenção periódica de todo o sistema de freios do carro é muito importante, já que este sistema influencia na eficiência dos freios.


Para conseguir frear da melhor maneira, trazendo segurança e eficiência no ato, o motorista deve, primeiramente, estar sentado na posição correta, com o tronco ereto e com a distância adequada do banco. Depois, o condutor deve sempre dirigir com uma distância segura do carro localizado à sua frente, assim, ficará uma margem de espaço segura para o caso de algum imprevisto. Nos casos de ondulações, óleo ou chuva na pista, aumente a distância dos outros veículos e reduza a velocidade para, desta forma, ter tempo para frear se houver necessidade.

Se o seu carro possuir o sistema ABS de freios, o qual evita que as rodas travem e diminuem a distância de frenagem, para utilizar toda a eficácia do sistema, pise no pedal do freio de forma firme até que o carro pare completamente. Se ouvir estalos ou sentir uma vibração no pedal, não tire ou alivie o pé do mesmo, pois estas são reações normais do sistema. Já se o carro não tiver o sistema ABS e as rodas travarem, alivie a pressão por breves instantes.

Já se você estiver na serra, use o freio do motor para as longas descidas. Quem possui carro manual deve usar a mesma marcha que usaria para uma subida e quem tem veículos automáticos não deve ficar na marcha reduzida ou usar o seletor de troca manual.