Como mudar o seu carro e permanecer dentro da lei


Muitas pessoas gostam de tuning, porém, não sabem que as modificações feitas nos veículos, muitas vezes, são proibidas, ou seja, é necessário estar muito atento à legislação brasileira antes de mexer no seu automóvel. Por exemplo, de acordo com as leis do Brasil, a potência de um carro pode ser diminuída ou elevada em até 10% ao original, fora isso, o dono do automóvel fica fora da lei.


Se você realmente decidiu modificar seu carro, a primeira atitude a fazer é decidir quais as alterações que serão feitas e, depois, ir ao Detran e solicitar uma autorização prévia para tais modificações. O Detran fará a análise se baseando no Código de Trânsito Brasileiro e, caso estas modificações estejam de acordo com o CTB, é dada a autorização, que é um documento que o condutor deverá sempre estar em porte para comprovar que está autorizado a circular com o veículo modificado até a aprovação da vistoria do mesmo.

Na inspeção feita pelo instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, são analisadas todas as modificações, sejam nos itens de segurança, nos pneus, estepe e, até, na potência do automóvel e na emissão de poluentes. Os veículos que obtêm a aprovação nesta vistoria, receberão um Certificado de Segurança Veicular. Já os que forem negados receberão um relatório com o que deve ser corrigido e terão um prazo de 30 dias para o retorno, sem a necessidade do pagamento de taxas adicionais. Depois de conseguir o Certificado do Inmetro, é o momento da vistoria de identificação veicular e de solicitar ao Detran um novo documento para o veículo modificado.

O custo da vistoria do Inmetro é, em média, 450 reais e a legalização do automóvel demora,aproximadamente, 45 dias. Caso o veículo não esteja de acordo com as leis, o condutor receberá multa e o carro ficará retido para regularização.