Como são as últimas etapas para tirar a Carteira de Motorista


Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação sabe que tem várias etapas para passar, como os exames médicos e provas teóricas e práticas, além das aulas obrigatórias. E quais são as últimas etapas para, finalmente, conseguir obter a CNH?


Depois das aulas teóricas e da prova teórica, para finalizar todo o processo e conseguir sua Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação) o futuro condutor terá que fazer aulas no simulador, aulas práticas no carro e a prova prática final.

São 25 horas de aulas práticas obrigatórias que devem ser feitas na auto escola, sendo 5 feitas no período da noite e outras 5 feitas no simulador. Depois, vem a prova prática, que é a prova final para tirar a habilitação. Esta prova avalia desde colocar o cinto de segurança até fazer a baliza e é feita com um avaliador dentro do carro, que estará verificando e anotando seus erros. Caso seja reprovado, após 15 dias o individuo poderá remarcar a prova e terá que pagar a taxa novamente.

Aprovado no exame prático, o condutor deverá pagar a taxa de emissão da Permissão Para Dirigir e, depois, retirar o documento no Detran. A PPD tem validade de um ano, caso o motorista não tenha nenhuma infração neste período, ele receberá a CNH definitiva.