Como são medidos o torque e a potência dos motores?


Na indústria automobilística a quantidade que um carro possui de torque (kgfm) e de potência (cv) é sempre muito enfatizada, isso porque para quem entende de veículos, este é um fator importante no momento de escolher um novo automóvel para compra.


O torque de um carro é o que o faz arrancar com mais velocidade, além de possibilitar que ele enfrente ladeiras de uma forma mais fácil. A potência tem relação com a velocidade máxima que um veículo atinge. E os valores dos dois, torque e potência, são medidos pelo dinamômetro, um equipamento que pode ser de rolo ou de bancada.

No equipamento de rolo, para calcular a energia que vai para as rodas do carro, o veículo é colocado inteiro no dinamômetro. Porém, um pouco de energia é perdida quando o carro faz alguns movimentos mecânicos, como girar a embreagem, por exemplo. Para fazer a medição, há algumas regras que devem ser seguidas, como manter a temperatura e a pressão controladas de acordo com o ambiente, por isso, as montadoras preferem utilizar o dinamômetro de bancada, que permite colocar apenas o motor do carro dentro do equipamento.

Determinada a posição do acelerador e da rotação do motor do carro, é produzida uma força, ou seja, o torque do veículo, depois, é aplicada uma fórmula para se chegar ao valor da potência. A potência depende de onde os cavalos serão instalados para ser considerada boa ou não, pois potência não é apenas a velocidade do automóvel.