Como tirar a Carteira de Habilitação digital


Caso um condutor seja pego dirigindo sem o porte da CNH, Carteira Nacional de Habilitação, este deverá pagar uma multa no valor de R$ 88,38 e ficar com o veículo retido até que apresente a carteira de motorista. Porém, a partir de fevereiro deste ano os condutores poderão acessar sua CNH por um aplicativo.


O benefício da Carteira Nacional de Habilitação digital é somente para quem já possui o documento em papel com o QR Code, os quais, de acordo com o Denatran, são os emitidos após o mês de maio de 2017. Quem tiver a CNH com o QR Code e quiser obter a CNH eletrônica, deve, primeiro, se cadastrar no site de serviços do Denatran e, depois, se dirigir ao Detran para confirmar os dados cadastrados. Se o motorista tiver a certificação digital o processo poderá ser todo feito online, já que este documento garante a segurança nas informações e na identidade do emissor.

Depois da confirmação destes dados pelo Detran, o condutor deverá solicitar um código de ativação para a CNH digital, o qual será encaminhado por e-mail. Feito isso, basta o motorista baixar o aplicativo da CNH Digital, fazer o login, digitar o código recebido e criar uma senha com 4 dígitos. E, então, já será possível acessar a CNH eletrônica, a qual exige internet apenas no primeiro acesso, portanto, quando o condutor precisar mostrar a CNH digital novamente, ele não precisará estar conectado à internet. Neste mesmo aplicativo, será possível que o motorista envie seu documento via e-mail ou Whatsapp em alguma necessidade que precise mostrar um documento de identificação autenticado.