Como transportar de forma correta as bagagens em um veículo



O excesso de peso carregado pelos veículos pode oferecer muitos riscos à segurança do carro, do condutor e dos passageiros e, para evitar este tipo de ameaça, algumas atitudes devem ser tomadas, como transportar da forma correta as bagagens nos automóveis.



A primeira dica é só transportar as cargas soltas no porta-malas do carro, pois objetos soltos, que podem se deslocar dentro do veículo, podem causar sérios acidentes, ferindo os ocupantes. O porta-malas foi projetado para transportar cargas, portanto deve ser utilizado para isso, pois, nos casos de frenagem ou colisão, os objetos permanecerão dentro do compartimento. Se não tiver jeito e a pessoa necessitar levar algum item dentro do veículo, garanta que este estará preso ao cinto de segurança ou ancorado e dê preferência por deixa-lo no assoalho do carro.

Nunca carregue objetos de forma que prejudiquem a visão do motorista, bloqueando os retrovisores e janelas. Quanto ao peso, cada automóvel possui sua capacidade máxima de carga, informação que fica disponível no manual do veículo e que deve ser respeitada, pois, passando do peso indicado, o carro ficará sobrecarregado, podendo ter fadiga ou a quebra dos seus componentes, como o freio e suspensão e, desta forma, causando sérios acidentes. Além de diminuir a vida útil dos equipamentos mecânicos.

Também não esqueça de estar sempre com os pneus calibrados e de dirigir com mais cuidado quando o veículo estiver com muita bagagem, pois, pelo peso, ele perde potência e o poder de frenagem fica mais lento.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.