Cuidados que os carros com sistema start-stop necessitam



Os carros start-stop fazem paradas sucessivas no motor e, por isso, muitas pessoas tem dúvidas quanto aos cuidados que devem ter com estes tipos de veículos e se este sistema prejudica de alguma forma o automóvel.



O sistema start-stop foi criado para economizar combustível e diminuir as emissões, para isso, quando o condutor do veículo pisa no freio ou faz pequenas paradas, como em um semáforo, por exemplo, o recurso desliga o motor. Para que o carro ligue novamente, o motorista precisa tirar o pé do freio ou, se o veículo for com câmbio manual, acionar a embreagem.

Por tantas paradas e partidas sucessivas, os veículos com o sistema start-stop necessitam que a bateria, o alternador e o motor de partida sejam reforçados. Por exigir mais potência, se a bateria estiver descarregada, o sistema não funciona. E se o sistema for utilizado com o motor frio, não acontecerá a lubrificação necessária, fazendo com que o automóvel consuma mais energia para funcionar, portanto, o ideal é que o motor esteja quente para utilizar este recurso.

Existem carros que possuem dois sistemas de partida, o comum e o start-stop, desta forma, é possível utilizar um motor para o arranque normal de partida e o outro para as partidas mais rápidas. E, quanto aos cuidados com este tipo de sistema, mesmo com o sistema elétrico do carro estando preparado para o recurso, o proprietário do veículo deve sempre utilizar materiais para reposição da mesma qualidade instalada pelo fabricante, conferindo a amperagem e as características da bateria.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.