Dirigir no ponto morto diminui o consumo de combustível?


É muito comum vermos motoristas descendo ladeiras com seus veículos no ponto morto, pois, desta forma, acreditam que irão economizar combustível, porém, será que conduzir os automóveis no ponto morto, realmente, diminui o consumo de combustível?


Os motoristas que utilizam o ponto morto nas descidas acreditando que economizarão combustível estão enganados, pois desengatar a marcha do veículo não diminui seu consumo. Pelo contrário, de acordo com o engenheiro Rubens Rosa, quando um carro está no ponto morto descendo uma ladeira, por exemplo, ao invés de economizar, o veículo necessita consumir mais combustível do que com a marcha engatada, sendo utilizada corretamente.

Isso ocorre porque o sistema de injeção eletrônica entende que o veículo está em marcha-lenta, então,  o sistema do carro acaba solicitando mais combustível para funcionar devidamente. Já quando o automóvel está na quinta marcha, por exemplo, a rotação vai para, aproximadamente, 1500 a 2000 rpm, enquanto o sistema cut-off da injeção eletrônica começa a trabalhar. Desta forma, este recurso identifica que o motor está funcionando no embalo, sem aceleração e, assim, fecha a passagem de combustível, diminuindo o consumo do mesmo .