Doze vias de São Paulo receberam mais tempo de semáforo para os pedestres


Na cidade de São Paulo, 12 vias receberão, em média, mais 20% de tempo para que os pedestres possam atravessar as ruas. A prefeitura divulgou esta informação, informando que esta é uma das ações da Semana da Mobilidade, que ocorreu do dia 18 ao dia 25 de setembro de 2018.


Neste ano, a Semana da Mobilidade recebeu o tema “Somos Todos Pedestres”, assim, a cidade de São Paulo resolvei incluir em suas ações o aumento do tempo de semáforo para os pedestres. Foram 12 vias do município que receberam um acréscimo de, aproximadamente, 20% do tempo. Em 2017 teve início em SP o Programa Pedestre Seguro, o qual tem o intuito de aumentar as medidas de segurança destinadas aos pedestres. O programa também inclui revitalizar e aumentar a sinalização horizontal e vertical existente na cidade.

Somente entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 2018, ocorreram 560 mortes no trânsito, sendo 246 causadas por atropelamentos. Por isso também foi criado o Programa Via Segura, que será implantado na Avenida Carlos Caldeira Filho, localizada na Zona Sul de São Paulo, e tem a previsão de início no dia 5 de novembro. Uma iniciativa parecida foi praticada na Avenida M’Boi Mirim, onde ocorreu uma redução de 15 para 8 mortes no trânsito, no período de julho de 2017 a julho de 2018.