Em setembro os veículos brasileiros começarão a ter placas do Mercosul


De acordo com informações divulgadas no dia 8 de março no Diário Oficial da União, todos os veículos novos no Brasil terão que possuir a placa do Mercosul até o dia primeiro do mês de setembro deste ano. E os outros veículos, deverão ter esta nova placa até o dia 31 de dezembro de 2023.


Foram vários os adiamentos de datas para definir o novo tipo de placa de identificação dos automóveis e, agora que já foi estabelecida a data correta, os órgãos de trânsito de cada Estado deverão definir o início desta implementação. Esta mudança das placas dos veículos tem por objetivo padronizar todo o sistema de identificação dos automóveis dos países do bloco, além de facilitar as informações trocadas entre eles, o controle das infrações e evitar a clonagem e roubo de carga.

As placas novas serão da seguinte forma: fundo branco com margem superior azul, a bandeira do Brasil estará do lado direito da placa junto do nome da cidade e do Estado em que o veículo foi registrado, do lado esquerdo estará a logotipo do Mercosul e no centro terá escrito o nome do país. Estas placas também terão sete caracteres alfanuméricos em alto relevo, sendo que a combinação será aleatória, além de fornecida e controlada pelo Denatran. Para levar ainda mais segurança aos condutores e evitar a clonagem das placas, elas também possuirão chip e um QR Code (código de barras bidimensionais).