Exame toxicológico para renovar CNH com categoria C, D ou E


Desde o dia 21 de junho de 2016, o exame toxicológico é exigido dos motoristas que precisam renovar sua Carteira de Habilitação com categoria C, D ou E.


O exame toxicológico é feito por clínicas especializadas e seu custo depende da cidade onde é realizado, por exemplo, no mês de dezembro, este exame custava R$ 195 reais em São Paulo. O condutor que desejar renovar ou mudar sua CNH para as categorias C, D ou E deverá ir a um posto de coleta e apresentar um documento com foto, feito isso, na presença de uma testemunha, será recolhido 3 centímetros de cabelo como amostra. Quem não quiser fazer o exame terá que aceitar rebaixar sua CNH para a categoria B.

Se o condutor tiver o cabelo muito curto, ele terá uma amostra de pelos raspada. Serão duas amostras recolhidas, pois a segunda ficará como contraprova, caso o primeiro resultado seja questionado. Com a amostra, o laboratório investigará se há presença de cocaína, anfetamina, codeína, crack, maconha, ecstasy, heroína, morfina e outras substâncias. O resultado sai em 5 dias e é enviado para o Denatran. Os condutores que trabalham com atividades remuneradas utilizando automóveis deverão realizar, também, o exame psicotécnico.