Foi suspensa a data de implementação das placas Mercosul no Brasil


O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) suspendeu o prazo da implementação das placas padrão Mercosul no Brasil, por 60 dias. Antes, ela seria obrigatória a partir do dia primeiro de setembro de 2018.


No dia primeiro de setembro de 2018 todos os veículos fabricados no Brasil ou zero quilômetros deveriam sair da concessionária já com as novas placas padrão Mercosul, porém, esta data está suspensa por 60 dias, de acordo com o estipulado pelo Denatran. Segundo o diretor do Departamento, Maurício Alves, esta suspensão ocorreu por apelos feitos pelos estampadores de placas, os quais estão reivindicando os direitos trabalhistas essenciais da profissão. Então, para preservar e analisar estas reivindicações dos trabalhadores, o Denatran decidiu disponibilizar mais tempo para a implementação das novas placas.

Ainda conforme divulgado por Alves, o prazo de 60 dias será utilizado para que adequem o texto da norma, evitando interpretações que prejudiquem o trabalho dos profissionais desta área em qualquer Estado brasileiro, já que todos necessitam de um emprego para sobreviver e garantir o sustento da família.