Governo da Califórnia pensa em proibir carros movidos a combustão


Mary Nichols, chairwoman da junta responsável pela qualidade do ar da Califórnia, nos Estados Unidos, declarou no evento da Bloomberg deste ano que o governador do Estado tem interesse em ações para diminuir a poluição.


Segundo Nichols, uma das medidas que seria adotada pelo governador seria banir, em todo o Estado, os veículos que são movidos a combustão. Este tipo de ação já não é novidade para a China e vários países da Europa, os quais decretaram medidas similares e inspiraram à Califórnia.

Este Estado da América do Norte já vem incentivando sua população, com um programa que diminui muito o valor dos veículos menos poluentes, a investir em carros híbridos e elétricos. O objetivo do governo é diminuir, até 2050, 80% dos índices de emissões medidos no ano de 1990.

O problema de proibir carros movidos a combustão é que esta medida traria um impacto grande ao mercado de veículos do país, já que dois milhões de novos emplacamentos são feitos todo ano só no Estado da Califórnia. Além de a Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA) ter a palavra final quanto à este tipo de medida e, a EPA, é administrada por aliados do Presidente Trump, que já provou ser contra as leis de diminuição de emissões.