Não deixe a embreagem do seu carro acionada sem necessidade



Um costume muito comum entre nós, condutores brasileiros, é parar no semáforo e deixar a primeira marcha engatada, além de segurar o carro na embreagem em uma subida. Mas, estes são péssimos costumes para os carros, já que podem danificar o sistema e trazer gastos desnecessários ao proprietário do automóvel.



A embreagem conecta o motor e o câmbio de um veículo e seu sistema é quem transmite a força que o motor produz para a caixa de transmissão. As peças que compõem o sistema de embreagem são: o disco de embreagem, o platô (placa de pressão), o rolamento, o cabo de aço ou sistema hidráulico e o pedal esquerdo da embreagem.

Quando o motorista aperta o pedal da embreagem, o volante se desacopla do motor de câmbio e o rolamento, que empurra o platô, gira com força. Este é o funcionamento normal do sistema, porém, se o pedal fica apertado por mais tempo do que o necessário, as peças terão um desgaste prematuro por causa do atrito, fazendo com que, desta forma, a vida útil de todo o sistema de embreagem diminua, já que aquecem e perdem a lubrificação.

Quando acontece este problema, somente o motorista do veículo pode identificar os sintomas, pois o conjunto fica fechado em uma caixa, o que impossibilita que seja visto o desgaste. O principal sintoma é que o automóvel perca a força, já que o motor vira em falso e não transmite a força necessária do motor para o câmbio. Constatado este problema, o mecânico precisará trocar o conjunto todo, que custa entre 350 a 700 reais mais o valor da mão de obra. Mas, utilizando corretamente a embreagem, o sistema pode durar de 100 mil a 150 mil quilômetros rodados.




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