O que devo fazer após bater o carro?


Nunca está em nossos pensamentos que iremos bater o carro, porém, infelizmente, isso não depende só de nós, já que, mesmo se dirigirmos com todo o cuidado, ainda assim acidentes podem acontecer. Por isso, abaixo estão algumas atitudes que devem ser tomadas após bater com o carro.


Quando acontece um acidente entre veículos, a primeira atitude a ser feita, se não houver feridos, é tirar os carros da pista, evitando que obstruam o tráfego dos outros automóveis. Se isso não for feito, os donos dos automóveis poderão receber multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, CNH. Caso não seja possível a remoção do veiculo, o motorista precisa chamar um guincho para realizar o serviço, além de colocar o triângulo, com 30 metros de distância, para avisar aos outros automóveis do ocorrido e evitar mais acidentes.

Feito isso, converse com o outro motorista envolvido, se houver, para chegar a um entendimento sobre quem é o responsável pela batida, tire fotos do acidente, anote os dados do outro condutor e acione seu seguro, se tiver. Outra atitude importante é registrar o Boletim de Ocorrências da colisão, assim você preservará seus direitos, além de algumas seguradoras exigirem este documento. O B.O. pode ser feito em qualquer unidade da PM ou online, no caso de não ter vítimas.

Se no acidente alguém ficou ferido, chame socorro médico imediatamente e, também, a polícia, que deverá registrar a ocorrência. Os condutores que não prestam socorro às vítimas de acidentes de trânsito recebem infração gravíssima, suspensão do direito de dirigir e, ainda, podem ser presos, de acordo com o Código de Trânsito e com o Código Penal.