O que é a gasolina formulada?



A gasolina formulada não é muito conhecida e também é chamada de gasolina genérica ou criada em laboratório. Se você fizer uma pesquisa na internet ou conversar com pessoas que já conheçam este combustível, você ficará sabendo de muitos riscos que ela oferece ao veículo, porém, nem sempre verdadeiros.



Alguns dos riscos aos automóveis que dizem que a gasolina formulada oferece são os danos ao motor e o baixo rendimento do carro. Muitos falam que há diferenças entre a gasolina formulada e a refinada, porém, segundo o gerente técnico do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (Cempeqc), Rafael Hatanaka, toda gasolina que é comercializada no país tem obrigação de estar de acordo com os requisitos da ANP, ou seja, todas devem ser refinadas e formuladas, seja na refinaria ou na petroquímica, que são as formuladoras.

Portanto, segundo as leis brasileiras, se a gasolina atende as normas estipuladas, não importa a forma de produção ou origem, o combustível está correto e apto para ser vendido. Quanto aos riscos que a gasolina formulada oferece aos veículos, o engenheiro mecânico Rubens Venosa afirma que este combustível possui substâncias nocivas ao motor, são os solventes leves que fazem a deterioração das partes plásticas e de borrachas, como a mangueira, dos automóveis. Porém, especialistas dizem que estes solventes são os mesmos encontrados na gasolina refinada e, o que pode ocorrer que, realmente, prejudica o veículo, é a adulteração do combustível.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.