O que é a gasolina formulada?


A gasolina formulada não é muito conhecida e também é chamada de gasolina genérica ou criada em laboratório. Se você fizer uma pesquisa na internet ou conversar com pessoas que já conheçam este combustível, você ficará sabendo de muitos riscos que ela oferece ao veículo, porém, nem sempre verdadeiros.


Alguns dos riscos aos automóveis que dizem que a gasolina formulada oferece são os danos ao motor e o baixo rendimento do carro. Muitos falam que há diferenças entre a gasolina formulada e a refinada, porém, segundo o gerente técnico do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (Cempeqc), Rafael Hatanaka, toda gasolina que é comercializada no país tem obrigação de estar de acordo com os requisitos da ANP, ou seja, todas devem ser refinadas e formuladas, seja na refinaria ou na petroquímica, que são as formuladoras.

Portanto, segundo as leis brasileiras, se a gasolina atende as normas estipuladas, não importa a forma de produção ou origem, o combustível está correto e apto para ser vendido. Quanto aos riscos que a gasolina formulada oferece aos veículos, o engenheiro mecânico Rubens Venosa afirma que este combustível possui substâncias nocivas ao motor, são os solventes leves que fazem a deterioração das partes plásticas e de borrachas, como a mangueira, dos automóveis. Porém, especialistas dizem que estes solventes são os mesmos encontrados na gasolina refinada e, o que pode ocorrer que, realmente, prejudica o veículo, é a adulteração do combustível.