O que é e para que serve o torque do veículo?


Quando um veículo começa a se movimentar, aparecem a potência e o torque do mesmo, já que o torque é que capacita o motor para produzir um movimento giratório, chamado de força motriz.


A força motriz é a responsável por fazer o veículo começar a andar, arrancar e subir ladeiras íngremes sem trocar muito a marcha. A rotação do motor é diferente para cada veículo e é onde o torque surge com mais intensidade. Os veículos mais pesados, como, por exemplo, os ônibus e caminhões, necessitam de mais torque para começar a andar. Enquanto um carro de Fórmula 1 necessita de mais potência do que torque, porque é leve e precisa de mais velocidade.

Portanto, o torque é o indispensável para carregar peso e arrancar com o veículo, não oferecendo velocidade, já que o responsável por proporcionar velocidade ao automóvel é a potência do carro. Um exemplo são os veículos que são usados para puxar aeronaves, os quais podem ter motores turboalimentados de 7.1 litros e seis cilindros em linha com 268 cv de potência e 107 kgfm de torque, assim, o veículo consegue usar toda sua força para movimentar grandes aeronaves, porém, não passa de 24 quilômetros por hora, utilizando a quarta marcha.