O que fazer quando o motor superaquece?


Muitos veículos mostram a temperatura do motor no painel, assim, se o ponteiro fica entre 90% e 100% é porque o aquecimento está normal, porém, se o ponteiro atingir o vermelho significa que o motor está superaquecido.



Muitos dos carros possuem um relógio de temperatura, o qual ajuda a identificar quando o motor está mais aquecido do que deveria, ou, ainda, há automóveis que acendem um símbolo no painel, avisando sobre o problema. Caso o motorista não veja nenhum destes avisos, o último sinal será o vapor que sairá do capô do carro. Caso você identifique qualquer um destes sinais, o correto é parar o veículo no mesmo momento, para evitar maiores problemas, como, por exemplo, a queima na junta do cabeçote e o empenamento dos pistões.

Depois de, no mínimo, 40 minutos com o carro parado, deve ser analisado o nível de água do radiador, o qual, na maioria das vezes, é a causa do superaquecimento do motor. Se a água estiver abaixo do nível indicado, o condutor deverá completar a água com o motor ligado. Depois disso, é importante que o veículo seja levado à uma mecânica para verificar possíveis outros problemas. Já que o vazamento da água pode ocorrer por diversos motivos, além de haver mais problemas que causam o superaquecimento do motor, como, por exemplo, as ventoinhas elétricas do radiador danificadas e fusíveis queimados.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.