IPVA BA 2018 – Detran Bahia – Gerar Boleto para Pagamento 


A Sefaz, Secretaria do Estado da Fazenda da Bahia, divulgou o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, do ano de 2018, no dia 20 de dezembro.



De acordo com a Sefaz, o IPVA 2018 teve uma redução média de 3,16% em seu valor, comparando com o ano de 2017. Os caminhões são os veículos que tiveram a maior redução, 6,8%, isso conforme os valores venais apresentados pela Tabela FIPE, que mostraram a desvalorização dos automóveis usados no ano anterior.

Quanto ao pagamento do imposto, os contribuintes do Estado da Bahia terão as seguintes opções: pagar com 10% de desconto, à vista, até o dia 7 de fevereiro; pagar com 5% de desconto, à vista, até a data da primeira parcela ou pagar em três vezes, sem desconto, sendo as datas de vencimento definidas de acordo com o número final da placa do veículo.

Os pagamentos poderão ser feitos no Bradesco, Banco do Brasil e no Bancoob, para isso, será necessário, apenas, que o proprietário informe o número do RENAVAM do seu automóvel, que pode ser consultado no documento do mesmo. Na data de vencimento da primeira parcela do IPVA deverá ser pago também o seguro obrigatório, DPVAT, e, na terceira parcela, devem ser pagas a taxa de licenciamento e as multas de trânsito que o veículo venha a ter.

Tem isenção da cobrança do IPVA, no Estado da Bahia, os veículos com mais de 15 anos de fabricação, de concessionárias de serviço público de transporte coletivo, terrestres com motor inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor inferior a 25 HP. Além das máquinas agrícolas, táxis de autônomos e os veículos que são de embaixadas, consulados, diplomatas e pessoas jurídicas de direito privado pelo poder público municipal ou estadual.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.