IPVA MS 2018 – Detran Mato Grosso do Sul – Gerar Boleto para Pagamento


No dia 14 de dezembro foi publicado no Diário Oficial, pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul, as informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, do ano de 2018. As informações são que a isenção do imposto para carros novos continua, as alíquotas do próximo ano serão as mesmas cobradas em 2017 e divulgaram a tabela do valor fixo base para a taxação.



Todos os veículos novos, ou seja, que estão no primeiro ano de uso e foram registrados no Estado do Mato Grosso do Sul terão isenção total do IPVA 2018, nesta regra estão inclusos carros, caminhões, ônibus, micro-ônibus, caminhoneta e outros veículos com capacidade de até 8 pessoas. Já as motocicletas novas não estão isentas, mas receberão um desconto de 50% no valor do imposto.

Quanto às alíquotas cobradas no IPVA de 2018, serão as mesmas de 2017, ou seja, automóveis de passeio e camionetes pagam 3,5%; ciclomotores, motocicletas, triciclos, quadriciclos, caminhões, ônibus e micro-ônibus pagam 2% de alíquota e os veículos que são movidos a diesel pagam uma alíquota no valor de 4,5% do valor venal do automóvel. Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, o valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do automóvel multiplicado pela porcentagem da alíquota estipulada para cada tipo de veículo.

E, em relação à tabela divulgada no Diário Oficial, esta é a tabela base para calcular o imposto. De acordo com a tabela, quem optar por pagar o imposto à vista até o dia 31 de janeiro de 2018 recebe um desconto de 15%. O contribuinte ainda terá a opção de parcelar o imposto em até cinco vezes, com vencimentos no final dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.