IPVA PB 2018 – Detran Paraíba – Gerar Boleto para Pagamento



Na segunda-feira, dia 11 de dezembro, foi publicado pela Secretaria de Estado da Receita, no Diário Oficial Eletrônico, o calendário para o pagamento do IPVA 2018 destinado aos veículos registrados no Estado da Paraíba.



Como aconteceu no ano de 2017, os contribuintes também poderão pagar o imposto em cota única obtendo um desconto de 10% do valor do IPVA de 2018 ou parcelar o imposto em três vezes ou, ainda, pagar em cota única na data que seria da terceira parcela, mas sem descontos. De acordo com a pesquisa feita pela Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, neste ano, os contribuintes terão uma redução de 2,9% do valor do imposto.

Em relação aos pagamentos, a data de vencimento será sempre o último dia útil de cada mês, de janeiro a outubro, e os meses para o pagamento serão conforme o número final da placa do automóvel. Para emitir o boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2018, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Feito isso, basta informar o CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel, além da placa e do RENAVAM do veículo. Depois, digite o código de segurança e clique em avançar para conseguir visualizar e imprimir o seu boleto.

Lembrando que veículos com fabricação anterior ao ano de 2003 estão isentos do IPVA 2018, de acordo com a Receita Federal, porém, estes veículos não ficam isentos das outras taxas devidas, como emplacamento, DPVAT, licenciamento anual e taxa de bombeiro.

Veja abaixo a tabela com as datas para o pagamento do IPVA 2018, conforme o número final da placa do automóvel:

Calendário de pagamento

Placa 1ª parcela ou cota única com desconto 2ª parcela 3ª parcela ou cota única sem desconto
1 31 de janeiro 28 de fevereiro 28 de março
2 28 de fevereiro 28 de março 30 de abril
3 28 de março 30 de abril 30 de maio
4 30 de abril 31 de maio 30 de junho
5 30 de maio 29 de junho 31 de julho
6 29 de junho 31 de julho 31 de agosto
7 31 de julho 31 de agosto 28 de setembro
8 31 de agosto 28 de setembro 31 de outubro
9 28 de setembro 31 de outubro 30 de novembro
0 31 de outubro 30 de novembro 28 de dezembro
Fonte: Receita Estadual




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.