IPVA SP 2018 – Detran São Paulo – Gerar Boleto para Pagamento


De acordo com a Secretaria da Fazenda de São Paulo, os veículos registrados no Estado de São Paulo terão, em média, uma redução de 3,2% no valor do IPVA do ano de 2018. Os valores do imposto já foram divulgados no Diário Oficial.



A pesquisa quanto aos valores dos veículos foi feita pela FIPE, Fudação Instituto de Pesquisas Econômicas. Foram 11,5 mil marcas, modelos e versões de automóveis que participaram do estudo. Quanto à redução do valor do IPVA, este se deu pela desvalorização dos automóveis, pois muitos proprietários não trocaram seus carros por novos, impossibilitados pela crise que atinge o país.

Em relação ao pagamento do IPVA 2018, este poderá ser feito em uma única parcela no mês de janeiro, desta forma o contribuinte recebe 3% de desconto no valor do imposto, ou em cota única no mês de fevereiro, sem desconto, ou o IPVA pode ser parcelado em três vezes, a data do pagamento dependerá do número final da placa do automóvel. Quem não fizer o pagamento nas datas corretas estará sujeito a multa de 0,33% por cada dia de atraso e juros de mora de acordo com a taxa Selic. Depois de 60 dias de atraso, a multa fica fixa em 20% do valor total do imposto.

As alíquotas cobradas pelo IPVA seguem as mesmas, ou seja, os automóveis a base de gasolina e bicombustível devem pagar 4% sobre o valor venal do veículo, os automóveis que utilizam somente álcool, eletricidade ou gás pagam 3%, picapes de cabine dupla pagam 4%, caminhões pagam 1,5% e os utilitários, ônibus, microônibus, motocicletas, quadriciclos e similares pagam 2% sobre o valor venal do veículo.

Para pagar o IPVA 2018, o contribuinte deve ir até uma rede bancária credenciada, apresentar o RENAVAM do automóvel e fazer o pagamento em algum caixa eletrônico, caixa físico, online ou outra opção que o Banco proporcione. Quanto ás datas, você poderá verificar no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.