Todos os veículos novos, ou seja, que estão no primeiro ano de uso e foram registrados no Estado do Mato Grosso do Sul terão isenção total do IPVA 2018, nesta regra estão inclusos carros, caminhões, ônibus, micro-ônibus, caminhoneta e outros veículos com capacidade de até 8 pessoas. Já as motocicletas novas não estão isentas, mas receberão um desconto de 50% no valor do imposto.
Quanto às alíquotas cobradas no IPVA de 2018, serão as mesmas de 2017, ou seja, automóveis de passeio e camionetes pagam 3,5%; ciclomotores, motocicletas, triciclos, quadriciclos, caminhões, ônibus e micro-ônibus pagam 2% de alíquota e os veículos que são movidos a diesel pagam uma alíquota no valor de 4,5% do valor venal do automóvel. Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, o valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do automóvel multiplicado pela porcentagem da alíquota estipulada para cada tipo de veículo.
E, em relação à tabela divulgada no Diário Oficial, esta é a tabela base para calcular o imposto. De acordo com a tabela, quem optar por pagar o imposto à vista até o dia 31 de janeiro de 2018 recebe um desconto de 15%. O contribuinte ainda terá a opção de parcelar o imposto em até cinco vezes, com vencimentos no final dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
Por: Bruna Morgana