Para que estes pneus possam suportar o peso do carro, mesmo estando vazios, suas paredes laterais são reforçadas. Os pneus run flat também oferecem segurança aos passageiros de um veículo que tenha seu pneu furado ou rasgado durante um trajeto. O lado negativo é que, com os reforços na composição do pneu run flat, ele torna-se mais rígido do que os comuns, o que faz com que os passageiros e o condutor do automóvel sintam as imperfeições do solo, além da vibração e ruído que podem aumentar. Este tipo de pneu também é mais caro do que o convencional, em média, uns 20% a 40% a mais no valor.
Atualmente, existem os run flats que são recomendados somente para veículos homologados, que possuem um equipamento chamado TPMS, o qual monitora a pressão dos pneus, e as suspensões que são projetadas para este tipo de aplicação. Os veículos que são fabricados com este tipo de pneu já vêm com um peso menor, o que ajuda a salvar combustível, porque que não possuem estepe. Caso você pense em colocar um pneu comum em um carro feito para receber um run flat, saiba que este veículo poderá ter falta de precisão e velocidade ao responder comandos do volante e não ter estabilidade nas curvas.
Por: Bruna Morgana