Acidentes de trânsito poderão ser detectados através dos smartphones dos motoristas da Uber


A Uber, empresa que trabalha com compartilhamento de caronas, divulgou várias melhorias que fará no intuito de oferecer mais segurança aos seus passageiros e motoristas e, para isso, serão usados os recursos proporcionados pelos smartphones.


Nos últimos anos a Uber passou por vários escândalos, como, por exemplo, os acidentes com carros autônomos e os vazamentos de informações dos usuários cadastrados na empresa. Porém, um ano depois de Dara Khosrowshahi assumir a direção da companhia, foram anunciadas várias melhorias que acontecerão em breve. Uma delas é o recurso chamado Ride Check, o qual, segundo o portal The Verge, utiliza o GPS, o giroscópio, o acelerômetro e outros sensores que os aparelhos móveis possuem e que podem constatar se o condutor do veículo está ou se passou por algum problema, como acidentes, por exemplo.

Este sistema conseguirá verificar se o aparelho celular desacelerar bruscamente em uma corrida ou se ele girar. Tendo falhas detectadas pelo recurso, este enviará uma mensagem com várias perguntas para o condutor. Caso seja verificado um acidente, o celular ligará para o 911 automaticamente, que é o número de emergência dos Estados Unidos. Além da Uber também acionar o motorista para saber sobre o ocorrido. Esta função fica disponível para os motoristas que mantém o aplicativo aberto no smartphone.

Outro momento em que o Ride Check é ligado é no caso do automóvel se manter parado por um longo período durante uma corrida. Se isso ocorrer será enviada uma mensagem ao passageiro para saber se está tudo bem na corrida, além de dar a opção do passageiro ligar diretamente para a emergência dos EUA. Infelizmente, estas novidades ainda não tem data para chegar no Brasil, porém, a Uber informou que fará um investimento de 250 milhões de reais, até 2023, para inaugurar, no Brasil, o primeiro centro de desenvolvimento tecnológico da Uber em toda a América Latina.