Combustíveis aditivados


Os combustíveis aditivados, na maioria das vezes, são produtos mais caros do que os comuns e, por isso, muitas pessoas acabam não os utilizando. Mas, e como são feitos estes tipos de combustíveis?


A base da gasolina aditivada, de acordo com informações da Petrobrás, é a gasolina comum. Para se tornar aditivada, é adicionado à gasolina comum um pacote de aditivos detergentes e dispersantes, os quais são responsáveis por manter limpos os itens que entram em contato com o combustível, ou seja, manter os bicos injetores ou carburador, as válvulas, a câmera e o cabeçote limpos.

A coloração dos combustíveis aditivados também é diferente, já que os fabricantes usam corantes para diferenciá-los dos comuns. Porém, mesmo assim, a octanagem da gasolina comum e da aditivada é a mesma. É na base de distribuição que a gasolina recebe a aditivação, onde usam sistemas de misturadores, os quais colocam os aditivos de forma simultânea com o carregamento dos caminhões tanque.

Os benefícios de usar a gasolina aditivada são: manter as características originais dos sistemas de injeção e evitar a formação de depósitos nos injetores e válvulas de admissão. A aditivação do etanol é igual à da gasolina, porém, os combustíveis renováveis tem a queima mais limpa e geram quase nenhum depósito.