Como funciona o câmbio CVT?


Antigamente, o câmbio CVT era utilizado somente nos veículos mais caros, mas agora, já tem automóveis compactos com opção deste câmbio, como é o caso do Nissan March SV X-Tronic, com valor inicial de R$ 56.990,00.


O câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) é considerado o melhor tipo de transmissão automática para os veículos de passeio e, quanto ao seu custo mais elevado, é compensado com a eficiência e economia que oferece.

O CVT funciona da seguinte forma: são duas polias lisas ligadas por uma corrente metálica que fica submersa no fluido de transmissão. Quando elas se movimentam, é determinado o ponto que ficará a corrente, o que pode mudar em instantes. Desta forma, essas relações chegam à marcha correta e não permitem que o condutor sinta que o motor do veículo está muito acelerado ou que a largada está fraca, como era anteriormente.

Para os modelos de veículos híbridos, o câmbio CVT é o mais indicado, já que economiza combustível e deixa o carro mais suave. Mesmo mostrando menos complexidade comparando com a construção dos câmbios de dupla embreagem e dos câmbios automáticos, a dificuldade para a manutenção de um cambio CVT é grande. O excesso de vibração do veículo é um defeito que acontece com este cambio quando o fluido de transmissão deve ser substituído, o que é normal, pois, com o aumento da temperatura, acontece a deterioração do fluido. Por isso, o ideal é sempre fazer a manutenção do sistema de arrefecimento do automóvel.