DER lança aplicativo para indicar motorista e consultar multas


No dia 12 de agosto, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) lançou um aplicativo, onde é possível indicar o condutor de uma infração e consultar as multas recebidas.


Na última segunda-feira, dia 12 de agosto, ocorreu o lançamento do aplicativo do DER, o qual permite que os motoristas autuados indiquem quem foi o condutor infrator nas rodovias paulistas e, também, permite que sejam consultadas as multas recebidas.

O aplicativo do DER já está disponível para download, é gratuito, compatível com sistemas Android e iOS e visa reduzir a burocracia e facilitar a realização de alguns procedimentos, sem que os motoristas dependam do funcionamento dos departamentos de trânsito.

Assim, quem quiser indicar uma pessoa física, deverá acessar, no aplicativo, o serviço “Indicação de Condutor”, informar a placa do veículo e o número da AIT (Auto de Infração de Trânsito), fazer o preenchimento e assinar o formulário e, depois, enviá-lo junto à uma foto de um documento de identificação oficial para comprovar que a assinatura é válida.

Quanto à consulta de multas, esta deve ser realizada através do Renavan do veículo e do CPF ou CNPJ do proprietário. O aplicativo também permite a defesa de autuações e recursos administrativos enviados ao Departamento.