Diferenças entre os motores longitudinais e transversais


Os motores longitudinais eram muito utilizados antigamente, quando os veículos tinham capôs longos, os quais escondiam este tipo de motor, mas, atualmente, os mais utilizados são os motores transversais, que oferecem maior redistribuição e diminui o peso do automóvel, além de poder ter mais tipos de designs.


A posição do motor longitudinal deve ser paralela ao comprimento do carro e os cilindros ficam em uma linha que está no começo até o fim do bloco do motor. Geralmente, este tipo de motor é usado em automóveis com tração traseira ou 4×4. A forma que mais se usa este motor é encaixando-o na linha central do veículo, o câmbio fica atrás, entre os bancos dianteiros, e possui um eixo de transmissão até o eixo de trás.

Já o motor transversal fica perpendicular ao comprimento do veículo, com os cilindros do motor localizados da esquerda para a direita. Geralmente, é utilizado nos automóveis com tração dianteira e o motor é montado na parte da frente do veículo, entre as rodas dianteiras, e o câmbio fica encaixado em uma das extremidades do motor.

Quanto às diferenças, o motor transversal oferece mais espaço interno no veículo, enquanto o longitudinal diminui este especo e, também, prejudica a estabilidade do automóvel. Mesmo assim, hoje em dia, alguns carros maiores e considerados de luxo possuem o motor longitudinal, enquanto a maioria dos carros compactos comercializados no Brasil é com motores transversais.