Efeitos do álcool na direção


Todos já estão cansados de saber que não podemos beber nenhum tipo de bebida alcoólica e dirigir, porém, algumas pessoas insistem em dizer que estão bem para conduzir veículos mesmo após ingerir algum tipo de bebida alcoólica.


Estas pessoas que ingerem bebidas alcoólicas e insistem em dirigir não percebem o quanto o álcool as afeta e acabam causando acidentes, levando pessoas inocentes à morte. Por isso, existe a Lei Seca no Brasil, lei que determina a proibição da ingestão de mais de 0,06 dg/1 de bebidas alcoólicas por decilitro de sangue e até 0,34 mg/L no ar nos testes de bafômetro.

Segundo o NHSTA, que é o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, 0,02 dg/l de álcool ingerido já diminui a capacidade de uma pessoa conseguir exercer duas atividades ao mesmo tempo, fazendo com que o motorista tenha declínio nas funções visuais.

Já quem ingere 0,05 dg/l tem sua coordenação e capacidade em seguir objetos em movimento reduzidas, 0,08 dg/l diminui a concentração, causa perda a da memória de curto prazo, o controle de velocidade, além de diminuir o poder de processar informações, quem ingere 0,10 dg/l tem menos capacidade para se manter na faixa e frear da forma correta e o motorista que consome 0,15 dg/l compromete o controle do seu carro, perde a atenção da direção e não consegue processar as informações visuais e auditivas.