Em 2019 teremos a Carteira Nacional de Habilitação com chip


De acordo com o CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, não será mais de papel. O documento será feito de plástico e terá um microchip, ficando parecido com um cartão de crédito, por exemplo. E esta mudança ocorrerá até o ano de 2019.


Esta mudança virá para poder facilitar a vida dos cidadãos brasileiros, trazendo mais finalidades para este documento, como poder pagar pedágios, metrô e ônibus, além de poder utilizar a CNH para acessar prédios públicos, estacionamentos ou universidades. O CONTRAN também intenciona deixar as digitais do condutor salvas no chip e, desta forma, o documento poderia ser útil para a identificação biométrica em bancos e serviços públicos.

A CNH com chip também evitará fraudes e fará com que o documento dure mais tempo. Quanto a data em que a CNH com chip estará ativa, até o dia primeiro de janeiro do ano de 2019 é para os departamentos de trânsito já estarem adequados ao novo modelo do documento. E, depois desta data, as CNHs com chip poderão ser emitidas, sendo que os valores para a emissão do novo documento vai de acordo com cada Detran.

Além da CNH com chip, no ano de 2018 teremos a opção de ter a CNH digital, na qual os condutores precisarão acessar um aplicativo para se identificar.