Estudo mostra que ponto cego dos carros oculta bicicleta e patinete


Foi divulgado, recentemente, um estudo do Cesvi Brasil, o qual mostra que o ponto cego dos veículos oculta por completo bicicletas e patinetes.


O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou um estudo que realizou sobre a micromobilidade urbana em São Paulo, no qual teve um resultado alarmante: o ponto cego dos carros pode ocultar por inteiro uma bicicleta ou um patinete.

De acordo com a pesquisa, os hatches compactos, que são a maioria dos carros no Brasil, possuem mais de 11 metros quadrados de pontos cegos, o que equivale a uma vaga de estacionamento de um veículo médio. Lembrando que ponto cego é o nome dado à área sem visibilidade, a qual inclui os ângulos da visão do motorista e os espelhos dos veículos.

Outro resultado da pesquisa foi que 80% dos ciclistas e 87% das pessoas que utilizam patinete não fazem uso de equipamentos de proteção. Todo o estudo foi realizado na Avenida Paulista e na Brigadeiro Faria Lima, duas regiões da cidade de São Paulo onde são muito usados os patinetes e as bicicletas e que possuem ciclofaixa.