Farol full LED não deve ser adaptado aos carros


Várias versões de carros nacionais e importados já estão vindo equipados com os faróis de LED, os quais são mais eficientes, porém, mais caros.


Os faróis de LED oferecem a vantagem de ter uma maior duração, em relação aos halógenos comuns, e terem um menor custo, comparando com os conjuntos com gás xenônio. Porém, não é necessário só trocar as lâmpadas, pois os refletores do farol de LED são diferentes dos convencionais, o que faz o preço subir muito.

Além das vantagens citadas acima, o farol de LED proporciona uma maior segurança para os ocupantes do veículo e uma ótima economia de energia, porém, as lâmpadas LED não podem ser instaladas em faróis que não são projetados para esta tecnologia, pois todo farol tem um projeto específico de iluminação que foi produzido por profissionais especializados. Ou seja, não é só trocar a lâmpada, pois o ato envolve segurança, já que a lâmpada de LED pode melhorar a iluminação da estrada, entretanto, também pode ofuscar os motoristas que estão no sentido oposto, pois a lente acaba não conseguindo evitar este efeito. Por isso, quem desejar alterar seus faróis para faróis de LED deverá, primeiro, pedir a aprovação do Detran.