Nos EUA, policiais atirarão GPS em perseguições


Com o intuito de evitar perseguições perigosas, a polícia de Denver irá atirar rastreadores GPS nos veículos suspeitos. O dispositivo foi inspirado na ficção científica.


O departamento de polícia de Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, está testando um novo dispositivo, o qual é um GPS que pode ser atirado do para-choque dianteiro das viaturas da polícia nos carros de fugitivos, assim, os oficiais não precisarão passar por perseguições perigosas e poderão verificar a localização dos suspeitos por um aplicativo móvel.

Segundo Ron Thomas, comandante de patrulha de Denver, a intenção é que este dispositivo permita diminuir as perseguições perigosas, além de ajudar a recuperar veículos roubados. O projeto piloto custou, aproximadamente, 100 mil dólares, porém, de acordo com Thomas, este investimento proporcionará muitos benefícios, portanto, o dinheiro foi bem gasto.

Para evitar que o lançamento do dispositivo machuque alguém e seja o mais seguro possível, foram determinadas algumas regras, como, por exemplo, não poder utilizar este dispositivo em motos e conversíveis. Segundo pesquisa do Escritório de Estatísticas da Justiça americano, aproximadamente, 355 pessoas acabam mortas, anualmente, por causa de batidas ocorridas por perseguições.