O que fazer quando os itens do freio são novos e estão com ruídos?


Você trocou os discos e pastilhas do freio e está escutando um barulho como um ruído metálico? E este barulho começou logo após a troca destes itens? Veja abaixo o motivo de isso acontecer.


De acordo com o engenheiro da oficina Motor Max, Rubens Venosa, os ruídos em um veículo acontecem pela má qualidade das pastilhas de freio e não pelos discos. Isso porque as pastilhas com valores mais baixos têm em sua composição pó de ferro, componente que serve para dissipar o calor, já que ele se solta levando a alta temperatura e, desta forma, emitindo o ruído. Já as pastilhas mais caras e, consideradas, melhores, possuem uma placa anti-ruído, a qual combate o barulho e não interfere no poder de frenagem do veículo.

As pastilhas de um automóvel devem ser trocadas a cada 20 a 25 mil quilômetros rodados e, os discos, devem ser trocados na segunda troca das pastilhas. Se o seu veículo é apenas para uso na cidade, o prazo de troca pode baixar para cada 15 mil quilômetros rodados. Lembrando que estes ruídos também podem ser ocasionados por uma pinça engripada que faz com que o automóvel fique meio travado e aqueça as peças, permitindo que aconteçam os ruídos metálicos. Por isso, no momento de trocar as pastilhas e os discos, limpe e lubrifique os pinos das pinças, desta forma, irá evitar que as peças travem.