Podemos passar em lombadas com as rodas do carro viradas?


Muitos motoristas passam em lombadas com as rodas viradas e bem lentamente, com a intenção de não deixar a parte debaixo do carro arrastar no solo. Porém, esta atitude é correta?


São vários os condutores que passam por lombadas ou valetas com as rodas do veículo viradas, tentando evitar que a parte inferior do carro raspe no chão ou para que a suspensão do automóvel não pule muito. Entretanto, esta prática não é boa para os carros, principalmente, para a estrutura do mesmo. Já que, de acordo com Alberto Trivelato, profissional da oficina Suspentécnica, o motorista deve sempre passar pela lombada com o veículo alinhado, ou seja, de frente.

O ideal é que os condutores passem pelas lombadas com o carro de frente porque utilizar as rodas viradas neste momento danifica a suspensão do veículo, além de trazer muitos riscos estruturais, torcendo de forma excessiva o monobloco e a carroceria do carro. Caso o motorista encontre uma valeta ou lombada que pode danificar seu veículo, ele pode entrar em contato com o órgão fiscalizador de trânsito da cidade, já que estes itens devem respeitar as normas da legislação federal.