Primeiro carro compartilhado autônomo é apresentado pela Volvo e Uber


As empresas Volvo e Uber apresentaram o primeiro carro compartilhado que anda sozinho, chamado XC90. Esta parceria permitirá que mais carros ofereçam serviços autônomos nos próximos anos.


Recentemente, o carro autônomo XC90 foi apresentado pela Volvo e pela Uber, o qual passará a ser usado nas suas corridas. Esta parceria foi fechada no ano de 2016 e possibilitou o lançamento do SUV, que possui tecnologias que permitem que o veículo ande sozinho. O XC90 é híbrido, tem um sistema de segurança para a bateria, possui sensores no teto e em volta do carro, o que facilita sua direção autônoma mesmo nos trânsitos de grandes cidades, e, se ocorrer algum dano, o veículo freia e estaciona em algum lugar seguro.

A parceria traz benefícios para as duas empresas, já que a Volvo lançará veículos autônomos no ano de 2020, enquanto a Uber, com o projeto, poderá estar entre as empresas que oferecem serviço compartilhado com inovações e exclusividade.

O XC90 no Brasil vem na versão híbrida plug-in, como os carros feitos em parceria com a  Uber, porém, sem autonomia. A versão do SUV R-Design é comercializado por R$ 429.950, sua potência total é de 407 cv, possui motor 2.0 turbo de quatro cilindros à combustão e 87 cv do propulsor elétrico. De acordo com informações da Volvo, o veículo pode rodar 43 quilômetros através da energia elétrica.