Prós e contras do GNV


Se você está pensando em instalar um kit de gás natural no seu veículo, saiba que existem benefícios, mas, também, alguns pontos que você deve levar em consideração antes de fazer a conversão no seu carro.


Primeiro, quem pretende instalar o kit gás deve saber que o serviço para um kit geração 5 custa, em média, 4 mil reais e dura um dia para ficar pronto. O maior benefício de utilizar o GNV é economizar combustível, já que oferece uma economia de 43% a 58% comparando com a gasolina. Esta é uma grande vantagem, principalmente, para quem trabalha ou anda muito com o carro. Outro benefício é para o planeta, já que o gás natural tem menos combustíveis líquidos, ou seja, é menos poluente em 20% comparando com a gasolina e 15% comparando com o etanol.

Os pontos negativos de instalar o gás natural no veículo são: o carro perde potência, com o kit geração 5 a perda é de 3%, já nos kits mais antigos esta perda é maior; o dono do veículo perde grande espaço do porta-malas, quando o cilindro é instalado neste local, e o veículo perde a garantia da montadora, pois todo veículo que é convertido para GNV perde esta garantia.

Se, mesmo com os pontos negativos de instalar o kit gás no seu veículo, você acha que será vantajoso, no momento de escolher o local para a instalação, procure as oficinas homologadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, desta forma, você terá certeza que contratou um serviço correto e seguro.