Quando devemos substituir o pneu do carro?


Os pneus também tem vida útil, por isso, os donos de veículos devem ficar atentos e saber quando trocar este item tão importante nos automóveis.


A primeira informação que devemos ter conhecimento é que o pneu não possui validade, mas, sim, garantia, a qual é de 5 anos após a emissão da nota ou da data de fabricação. Para saber a data de fabricação do item, deve ser verificada a parte externa do pneu, onde são apresentados vários números e os quatro últimos são a semana e o ano de quando o produto foi feito.

Quanto à troca do pneu, esta ação depende do uso e do tipo de veículo, por exemplo, os carros populares oferecem uma vida útil aproximada de 10 anos para o item, porém, para chegar à este limite, o carro deve estar bem conservado e com o alinhamento, balanceamento e calibragem sempre em dia, sendo que os dois primeiros procedimentos devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, junto ao rodízio dos pneus.

Além dos pneus, o estepe também deve ser trocado em um período máximo de 10 anos, pois, mesmo sem ter sido utilizado, a borracha envelhece através de um processo natural. A troca dos pneus no tempo certo também é muito importante por causa da segurança e para que o dono do automóvel não receba uma multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.