Quando devemos trocar o óleo do motor e outros itens do automóvel?


São tantos itens que compõem um automóvel que os proprietários devem sempre estar sempre atentos às datas de troca e revisão de cada um. Abaixo, veremos qual o prazo ideal para trocar o óleo do motor, o óleo da caixa do câmbio, o fluido de freio e o lubrificante ou óleo da direção hidráulica.


Cada modelo de veículo possui um prazo diferente para a troca do óleo, para saber o do seu veículo, verifique no Manual do Proprietário o prazo correto. De qualquer forma, o ideal é que a cada vez que você for abastecer seu automóvel, o deixe parado em um local plano e por cinco minutos, feito isso, verifique o nível do óleo do motor. Quanto ao óleo da caixa do câmbio, se o seu veículo é manual, não há a necessidade de troca, mas se o carro é automático, a troca deve ser feita a cada 40 a 60 mil quilômetros rodados, dependerá da indicação da montadora do seu carro.

O fluido de freio absorve água, por isso, pode oxidar, então, sua troca deve ser feita a cada 40 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos, o que vier primeiro. E o lubrificante ou óleo da direção hidráulica se estiver em um nível muito baixo pode desgastar todo o sistema de direção, por isso, se torna necessária a reposição do mesmo, mas não a troca que, de acordo com a maioria das montadoras, não é necessária.