Quando fazer alinhamento ou balanceamento no carro?


Carros exigem muita atenção dos seus proprietários, já que, além da manutenção preventiva, é necessário que o condutor esteja sempre atento aos sinais que o veículo pode dar de um possível equipamento danificado ou que está na hora da troca ou manutenção de algum item.


O alinhamento e o balanceamento são indispensáveis em um carro, porém, você sabe quando deve fazê-los? Se o seu carro está com o volante trepidando, ele deve precisar de um balanceamento, já que este é o principal sinal deste problema, segundo Francisco Satkunas, diretor da SAE Brasil. Porém, o condutor deve prestar muita atenção, porque este problema também pode acontecer nas rodas traseiras do veículo, entretanto, nestes casos, o sinal de alerta são os barulhos provenientes da carroceria do automóvel.

Para verificar se o veículo precisa de um alinhamento, o condutor pode fazer o seguinte teste em uma rua vazia: dirigir a uma velocidade média de 20 ou 30 quilômetros por hora e soltar o volante do carro, e, assim, se ele puxar para algum lado é porque está precisando de alinhamento. É indicado que a verificação de balanceamento e alinhamento de um veículo seja feita a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados.