Quanto gastamos com um veículo em 1 ano?


Um veículo exige vários cuidados e procedimentos que necessitam de tempo e dinheiro, por isso, se você ainda não possui um carro, veja os custos totais que um veículo pode ter em um ano e pense se, realmente, será vantajoso para você adquirir um.


O primeiro gasto é a compra do automóvel, claro, e, se for financiado, pode custar até 80% mais do que o valor real do veículo, pois você pagará muitos juros. Se não estiver com pressa para adquirir um carro, prefira juntar o dinheiro e comprar à vista ou fazer um consórcio.

Depois de comprado o veículo começam as obrigações das taxas do governo, que são: o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cujo valor é de acordo com o modelo do carro e o Estado em que está registrado, e o seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que custa R$ 63,69 mais taxas, este valor não é válido para picapes.

Outro custo é o seguro auto, que muitas pessoas acabam não adquirindo para economizar e se arrependem, pois, caso haja roubo ou algum dano no veículo, o custo é muito alto, tendo o proprietário que arcar com os valores sozinho. O custo do seguro dependerá de algumas questões que o dono do veículo deverá responder, como se tem garagem em casa e no trabalho e se utiliza o carro para trabalhar, além do Estado e endereço em que reside. O combustível também é um item que traz muitos gastos e, para calcular o valor médio que gasta em um ano, anote a quilometragem utilizada mensalmente e multiplique por 12, o total você deve dividir pela eficiência média em km/L que consta na tabela do Inmetro, depois, basta multiplicar o número resultante pelo preço médio que pagou no combustível.

E, mais um gasto extremamente necessário, é o das revisões e manutenções do automóvel, que devem ser feitas a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Veículos mais antigos necessitam de uma manutenção mais freqüente. Dependendo do modelo do veículo, no primeiro ano, o custo das revisões e manutenções pode custar até R$ 1700,00.