IPVA CE 2022 – Estado do Ceará – Consultas, calendário, pagamentos e descontos


O governo do Estado do Ceará já disponibilizou as informações sobre o IPVA 2022, inclusive com uma novidade para o programa Sua Nota Tem Valor, veja abaixo:



Para o ano de 2022, os proprietários de veículos registrados no Ceará podem receber 5% de desconto no IPVA pelo programa Sua Nota Tem Valor. Para conseguir este desconto, a pessoa deve se cadastrar no programa e sempre solicitar sua Nota Fiscal com CPF na hora das compras. Assim, a cada 50 reais gastos, 1 ponto é acumulado.

O contribuinte terá até 5% de desconto no IPVA proveniente dos pontos acumulados das notas fiscais emitidas entre julho e novembro deste ano, devendo o desconto máximo ser de mil reais. Este benefício será válido apenas para um veículo cadastrado por CPF e para quem não tem débito de IPVA.

O desconto será dado de forma automática, no momento da emissão do boleto para pagamento do IPVA 2022, o qual estará disponível a partir do dia 3 de janeiro no site da Sefaz-CE ou do aplicativo “Meu IPVA”.

Quem preferir pagar o imposto de forma antecipada também terá o desconto de 5% no tributo, podendo aumentar esta redução para até 10% junto ao programa do governo, porém, contribuintes inadimplentes não terão direito ao desconto deste programa.

Ontem, dia 28 de dezembro, a Sefaz-CE publicou a tabela com os valores do IPVA 2022 do estado, feita de acordo com o ano de modelo do veículo.

Quem optar pelo pagamento do IPVA 2022 do Ceará de forma parcelada, poderá pagar o tributo em até 5 vezes, sendo cada parcela de, no mínimo, 100 reais, e respeitando as datas conforme o calendário abaixo:

Parcela          Data de vencimento
10 de fevereiro
10 de março
11 de abril
10 de maio
10 de junho

Fonte: Sefaz-CE