IPVA ES 2018 – Detran Espírito Santo – Gerar Boleto para Pagamento 

Proprietários de veículos registrados no Estado do Espírito Santo deverão iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, no mês de março ou abril, dependendo do tipo do automóvel, conforme calendário divulgado no Diário Oficial, no dia 21 de dezembro.



Os donos de caminhões, ônibus e micro-ônibus devem começar a pagar o IPVA 2018 no mês de março, já os donos de caminhonetas, utilitários e motocicletas devem iniciar seus pagamentos no mês de abril.  As datas de vencimento são de acordo com o número final da placa do veículo e quem desejar fazer seu pagamento à vista terá 5% de desconto no valor do imposto.

A alíquota cobrada no Estado do Espírito Santo é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores e 2% para carros de passeio, caminhonetes e embarcações. Segundo a Secretaria da Fazenda, em 2018 o IPVA ficará, aproximadamente, 3,05% mais barato do que no ano de 2017, com base na tabela FIPE, a qual divulga os valores venais dos automóveis.

No ano de 2018 o Detran não enviará o DUA, Documento Único de Arrecadação, pelos Correios, portanto, o contribuinte deverá emití-lo no site do Detran-ES ou no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Se o pagamento não for feito até a data de vencimento estipulada, o dono do automóvel receberá juros e multa e, também, ficará com o documento do automóvel irregular.