IPVA PI 2020 – Detran Piauí – Gerar Boleto para Pagamento


A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) divulgou as informações do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2020.



O calendário do IPVA 2020 do Piauí foi divulgado pela Sefaz do estado. De acordo com o publicado, agora, haverá a unificação do pagamento no início do ano, o que antes era feito de acordo com o número final da placa do veículo.

O calendário começa no dia 1 de janeiro e permite que os contribuintes realizem o pagamento do IPVA em até três vezes ou à vista no mês de janeiro, com 15% de desconto, já se o dono do veículo preferir pagar em cota única no mês de fevereiro, ele receberá 10% de desconto, e no mês de março, será concedido 5% de desconto no tributo.

Quem optar por pagar em três vezes deverá iniciar o pagamento do IPVA no mês de março e não receberá nenhum desconto. Se houver atraso no pagamento das parcelas haverá o acréscimo de multa e juros moratórios, os quais são calculados a partir da data de vencimento da cota. Nos sites da Sefaz e do Detran-PI é possível consultar os valores do IPVA 2020.

Veja abaixo o calendário com as datas de pagamento do IPVA 2020, do estado do Piauí: