Licenciamento 2021 RJ – Detran Rio de Janeiro – Calendário e valores


Os contribuintes do Rio de Janeiro não necessitam mais de vistoria para poder emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).



No estado do Rio de Janeiro somente os ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte escolar e de carga devem fazer a vistoria para poder atualizar o CRLV. Para retirar o documento é necessário que a pessoa apresente o último CRLV ou CRV, seu documento de identificação original e agende o serviço através do site do Detran RJ ou pela Central de Atendimentos, no número 3460-4040 (capital) ou 0800-020-4040 (interior).

Para conseguir o Licenciamento Anual do veículo devem estar pagos o IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro DPVAT e as multas, caso o veículo tenha. Nos pagamentos realizados em dinheiro, o CRLV pode estar disponível em 24 horas, já os pagamentos em cheque tem o prazo de seis dias úteis. Se o automóvel possui GNV, o CSV (Certificado de Segurança Veicular) deve estar dentro da validade para que seja possível a emissão do CRLV.

Os proprietários de veículos devem pagar a taxa de licenciamento no valor de R$ 210,48, de acordo com calendário já definido, e agendar a retirada do documento em um dos postos de atendimento do órgão.

O Detran reforça que o calendário de licenciamento é diferente do calendário do IPVA, conforme a tabela abaixo:

Final da Placa do Veículo Período para o Licenciamento Anual
0, 1 e 2 30/abr
3, 4, 5 e 6 30/jun
7, 8 e 9 31/ago